Raoul Pal explica porque ele não se surpreende com a correlação do bitcoin com os estoques

A proposta de valor da Bitcoin aos olhos dos investidores mudou desde seu início.

Durante a última década, os investidores tocaram o Bitcoin Era como um método de pagamento superior, bem como uma espécie de ouro digital. Alguns proponentes têm destacado sua natureza como um ativo não relacionado como uma característica que poderia torná-lo uma adição única a uma carteira.

Como observado recentemente pela pesquisa da Ark Invest

Como observado recentemente pela pesquisa da Ark Invest, o desvio do bitcoin em relação ao „comportamento de outras classes de ativos“ poderia ajudá-lo a „servir como uma alocação estratégica em uma carteira bem diversificada“. Ainda assim, durante grande parte da crise da Covid-19, o bitcoin permaneceu bastante correlacionado com o mercado de ações mais amplo, conforme observado por pesquisas do The Block.

De fato, a correlação rolante de 30 dias entre o bitcoin e o S&P 500 ficou acima de 0,5 durante a maior parte do ano. Mas, segundo o macro investidor Raoul Pal, co-fundador da Real Vision, isso faz sentido dados os atributos monetários do bitcoin.

„Ela tem os atributos de uma moeda e um pouco de uma mercadoria“, disse ele ao The Block. „As moedas são o que é conhecido como Bayesian na distribuição – o que significa que elas têm variáveis de mudança que as afetam“.

Ele prosseguiu, dizendo:

„É por isso que as moedas – que são coisas muito simples – são tão impossíveis de prever“. Porque todos olham – é o diferencial da taxa de juros, e depois não é, e depois é o fluxo de fusões e aquisições corporativas, e depois não é, e depois é a taxa de inflação em um país, e depois não é. Há sempre uma razão diferente. Ela se desloca. Bitcoin tem isso. Tem uma correlação de mudança e não há problema. Quando você olha durante um longo período de tempo, a correção não é tanto assim“.

Considerando a taxa na qual os bancos centrais têm expandido seu balanço, a bitcoin tem superado – apesar da correlação recente. Aqui está Pal:

„Bem, você toma os balanços dos bancos centrais do G-4, o mercado de ações está basicamente com baixo desempenho durante um longo período de tempo, então, recentemente, se manteve contra ele. O ouro teve um desempenho 50% inferior ao esperado. O Bitcoin [é] o único ativo que o matou. Desempenho completamente superior. Ao longo do tempo, mesmo com a correlação entre ações e bitcoin, a recompensa do risco é a favor do bitcoin“.